Pão Doce (da Páscoa)de Vila do Conde


Esta receita de pão doce ficou muito boa, é da região de Vila do Conde. Em Portugal tem muitas receitas de pão doce ou regueifa doce.

 

Retirei esta receita do blog Guloso q.b link aqui. Eu escrevi a receita como a Carla tinha no blog, mas não fiz na MFP, porque não tenho uma. No entanto, na receita também está descrito como fazermos da forma tradicional. Nós gostamos mesmo deste pão doce, e é uma receita que podemos fazer em qualquer altura do ano. 


Pão Doce (da Páscoa) de Vila do Conde


Ingredientes


  • 1 ovo

  • 250ml de leite

  • 12g de fermento de padeiro fresco

  • 80g a 100g de açúcar (usei amarelo)

  • 1 colher (café) de açafrão em pó

  • 570g de farinha (tipo 65)

  • 1 colher (chá) de sal

  •  40g de margarina

  • 1 colher (chá) de canela em pó



Modo de Preparo


  1. Em primeiro lugar comece por diluir o fermento num pouco de leite. Em seguida coloque na cuba da MFP todos os ingredientes, começando pelos líquidos. Logo depois coloque no programa amassar e levedar (na minha máquina é o programa Massa). 

  2. No fim do tempo, retire a massa e dê a forma de uma bola, depois dê um "murro" no centro e abra-o de forma a obter uma coroa. Deixe levedar mais 1 hora. Por fim pincele com leite e leve ao forno pré-aquecido a 180º, até dourar e a massa cozer. No entanto, não deixe secar demasiado, retire o pão ainda mole para que se mantenha fresco mais tempo. 

  3. Por fim retire do forno, barre com manteiga toda a superfície e deixe arrefecer sobre uma grelha. Sirva simples ou barrado com manteiga. Também fica ótimo se fizer torradas, quando começa a ficar seco.

  4. Se acaso não tenha máquina, dilua o fermento, misture todos os ingredientes e amasse até obter uma massa elástica e que se descole da tigela. Deixe levedar num local aquecido até duplicar ou triplicar o volume e depois continue os passos mencionados em cima.


Comentários