Ingrediente do Mês é o Mel


Penso que já conhecem a rubrica “O Ingrediente do mês é”, este mês o meu blog é o anfitrião e podem ler mais abaixo como funciona. Espero que participem…

Esta rubrica foi idealizada pela Marta que é a mentora do blog  Intrusa na Cozinha, e na versão nova a rubrica tem como parceira a Elsa que é a mentora do blog Flor de Rosmaninho. Juntas tiveram a ideia de nos meses de Março e Abril 2 blogues ficarem com a rubrica hospedada no blog e para este mês foi o meu escolhido. O ingrediente escolhido por mim foi o Mel.


Como Participar:


Até dia 31 de Abril podem deixar o link da vossa receita como comentário neste post. Se não tiverem blogue podem enviar-me um mail com a receita e uma foto e eu farei a sua publicação, com os devidos créditos.


Sugestões para as redes sociais:

 

No Facebook, agradeço que mencionem a rubrica identifiquem o anfitrião no post das vossas receitas; assim estarão a divulgar o desafio e conseguimos melhor acompanhar as vossas participações.

 

No Instagram, sugiro que utilizem a hashtag #oingredientedomes e que marquem o anfitrião deste mês que é o meu blog @tripeiranacozinha.


Mel  


O mel é um alimento, geralmente encontrado em estado líquido viscoso e açucarado, que é produzido pelas abelhas a partir do néctar recolhido de flores e processado pelas enzimas digestivas desses insetos, sendo armazenado em favos em suas colmeias para servir-lhes de alimento.


Atualmente, além do mel, podemos obter diversos produtos como o pólen apícola, o Pão de abelha, a Própolis, a geléia real, a apitoxina e a cera. 

Além da produção e comercialização de rainhas e em alguns casos de enxames e crias.


Formação

A formação do mel está intimamente relacionada ao processo de polinização das flores através da atração aromática exercida por elas, dentre os insetos atraídos pelas flores temos as abelhas, sendo estas geralmente atraídas por flores de aromas agradáveis ao ser humano. A capacidade olfativa das abelhas se devem a inúmeras estruturas localizadas em seu par de antenas, que também possuem estruturas para tato e audição.

Variedades de Mel

Existem dezenas de variedades de mel de abelhas e marimbondos que podemos obter segundo a floração, os terrenos de obtenção, as técnicas de preparação, além da espécie de abelha melífera. Dessa forma variam em cor, aroma e sabor. Diferenciam-se, assim, na cor, indo do branco incolor, amarelo ao castanho principalmente.
A sua cor e sabor estão diretamente relacionadas com a predominância da florada utilizada para a sua produção. Os méis de coloração clara apresentam sabor e aroma mais suaves, como, por exemplo, os produzidos em pomares de laranjeiras, que têm alta cotação no mercado. No entanto, os méis de coloração escura são mais nutritivos, ricos em proteínas e sais minerais.

Composição do Mel

De um modo geral, o mel é constituído, na sua maior parte (cerca de 75%), por hidratos de carbono, nomeadamente por açúcares simples (glicose e frutose). O mel é também composto por água (cerca de 20%), por minerais (cálcio, cobre, ferro, magnésio, fósforo, potássio, entre outros), por cerca de metade dos aminoácidos existentes, por ácidos orgânicos (ácido acético, ácido cítrico, entre outros) e por vitaminas do complexo B, por vitamina C, D e E.

Açúcares

O açúcar é o principal componente do mel, sendo composto principalmente por monossacarídeos (frutose e glicose) que compõem 80% da quantidade total, sendo 10% composto por dissacarídeos (sacarose e maltose). As características físicas do mel, como a viscosidade, a densidade, a higroscopicidade e a capacidade de cristalização estão relacionadas principalmente com as diferentes concentrações de tipos de açúcares no mel.

Uso nutricional do Mel

O mel também é utilizado na composição de bebidas como o hidromel, bebida fermentada a partir do mel e água, e a poncha, feita de aguardente de cana-de-açúcar, mel de abelhas e sumo de limão.

Vejam os gráficos abaixo, toda a informação relacionada com o mel foi retirada da Wikipédia. Também está o “selo” que gostaria que usassem nos vossos posts. Obrigado!


Composição básica do Mel


Comparação de calorias do mel com outros ingredientes

Valor nutricional do Mel
Selo para uso no blog





Comentários

  1. Olá Rosa! Que este seja um mês muito docinho e cheio de partilhas! Obrigada por ter aceite o desafio de fazer parte integrante desta rubrica!

    Beijinhos
    Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marta! Obrigado eu, por ter aceite a minha candidatura para fazer parte da rubrica.

      Beijinhos
      Rosa

      Eliminar
  2. Olá Rosinha
    não morri, ando por aqui, neste momento não tenho blog e as minhas páginas estão mais ou menos inactivas, isto não quer dizer que deixei de cozinhar....cozinho bastante! Neste momento, além do teu grupo que vou seguindo, faço parte de um grupo maravilhoso com poucas pessoas, que viemos do cantinho das cozinheiras, além de cozinhados é um grupo mais intimista que também partilhamos muitas vezes estados de alma, estamos juntas há mais de 1 ano com muita cumplicidade entre todas. Como gosto muito de livros de cozinha, comecei a comprá-los com a promessa de cozinhar as suas receitas e assim tem sido...geralmente publico no grupinho, que achas de publicar também no teu mas em nome pessoal?
    Quanto ao ingrediente do mês, gosto muito de mel, se participar mando a receita para o teu email.
    Beijinhos saudosos
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, minha querida Aninhas!

      Sei que que estás viva (espero que por muitos e bons anos) porque de vez em quando vejo algum gosto ou comentário teu.

      Pena que tenhas as tuas páginas mais ou menos inactivas e já não tenhas o blog, mas o que importa é que faças o que te faz feliz.

      Claro que pode publicar no grupo, fico a aguardar. Caso participes no Ingrediente do Mês envia por email, fico muito feliz se participares.

      Beijinhos igualmente saudosos ❤
      Rosa

      Eliminar
  3. Boa tarde. Deixo a minha participação no desafio. Obrigada´
    http://www.oretirodasuspiro.pt/2022/04/cachaco-de-vitelao-com-molho-de.html

    ResponderEliminar
  4. Olá- Mais uma participação. Bom apetite.
    http://www.oretirodasuspiro.pt/2022/04/bolo-de-mel.html

    ResponderEliminar
  5. Boa noite. Deixo aqui a minha última participação para p desafio. Obrigada.http://www.oretirodasuspiro.pt/2022/04/pudim-de-mel.html
    Alexandra

    ResponderEliminar
  6. Olá Rosa! Deixo aqui a minha participação.
    Obirgada!

    https://www.momentosesabores.com/granola-bimby/
    https://www.facebook.com/momentosesaboresblog/posts/386504740149509
    https://www.instagram.com/p/Cc3qDL9IG8o/

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Grata pelo seu comentário no meu blog!