O croquete, no original kroketten em alemão, ou croquette em inglês e francês, foi uma invenção holandesa, introduzida nos Países Baixos no começo do século XX pelo padeiro Kwekkeboom, holandês que viveu na França. Em 1909 ele chegou a receita de croquete recheado, adaptado dos bolinhos franceses que usavam todos os tipos de recheio. Kwekkeboom introduziu o novo croquete no seu país recheado com carne de boa qualidade. Com o tempo, o croquete tornou-se extremamente popular. Fonte Wikipédia
A Rubrica O Ingrediente do Mês os blogues mentores desta rubrica são Intrusa na Cozinha e Flor de Rosmaninho A cada mês muda a anfitriã da rubrica, no mês passado foi a Intrusa na Cozinha e este mês é o blogue Flor de Rosmaninho. Se quiserem participar podem ler mais como funciona neste link.
Croquetes de Frango com Molho Satay
Ingredientes
2 ovos
sal q.b
100 gr de farinha
400 ml de água
100 gr de manteiga
óleo q.b para fritar
300 gr de peito frango
400 gr de manteiga de amendoim picante
100 gr de pão ralado para panar
Modo de preparo
Em primeiro lugar comece por cozer o peito de frango em 300 ml de água com um pouco de sal. Depois deixe cozinhar o frango até estar cozido, e assim que estiver cozido retire da água, reserve. Coe a água de cozer o frango e reserve mais ou menos 200 ml de caldo para o preparado.
Entretanto numa frigideira derreta a manteiga e misture a farinha e deixe cozinhar por um minuto sem parar de mexer. Em seguida vá adicionando o caldo de cozer o frango aos poucos, mexendo sempre por 3 minutos. Deve ficar um ragu grosso, mas a farinha deve estar cozida.
Se acaso estiver muito fino, adicione mais farinha, ou não vai conseguir moldar os croquetes. Adicione o frango ao ragu e misture bem, logo após junte o molho satay e envolva bem no preparado. Por fim rectifique de sal se necessário e deixe arrefecer. Assim que o ragu estiver frio, leve ao frigorífico por mais ou menos 3 horas.
Quando tiver uma consistência firme, molde os croquetes. Em seguida passe por ovo batido e pão ralado, frite em óleo bem quente até estarem dourados. Por fim, escorra o excesso de óleo em papel de cozinha. Sirva de seguida, acompanhado de uma salada e batatas fritas.
Nota: Se acaso não precisar de usar os croquetes todos, pode congelar e fritar na hora que lhe apetecer. Para moldar, eu usei a minha M-press da Tupperware que facilita o trabalho, se acaso não tiver uma , molde-os da forma tradicional.
Comentários
Enviar um comentário
Grata pelo seu comentário no meu blog!