Risotto de Trufas com Peito de Pato Grelhado

 

Risotto de trufas top, o pato devia ter ficado um magret de canard "original", mas não ficou como eu queria. No entanto estava delicioso.

Se acaso você não encontrar a trufa fresca ou em conserva, pode usar  pasta de trufa ou arroz de risotto trufado. Um peito de pato com cerca de 350 gr (pode ser mais,claro) é suficiente para duas pessoas. 


Uma das regras é comprar os ingredientes certos, a outra (ou conselho) é respeitar o calendário das estações das verduras. Os italianos evitam comprar no inverno produtos típicos do verão como abobrinhas, tomates e berinjelas, por exemplo. Além de serem mais caros, o sabor dos produtos será menor se comprados fora de estação.

Risotto de Trufas com Peito de Pato Grelhado

Ingredientes
  • 50 gr de manteiga

  • 150 gr de arroz arbóreo

  • 60 ml de vinho branco

  • 20g de Trufas Negras

  • ½ cebola pequena picada

  • 1 l de caldo de galinha quente

  • 50 gr de queijo parmesão  ralado 

Modo de Preparo


  1. Em primeiro lugar comece por fazer 1 litro de caldo de galinha e mantenha quente. Logo depois salteie a cebola picada com 30 gr de manteiga, até que fique macia e translúcida. Em seguida adicione o arroz e cozinhe por 2 a 3 minutos e refresque com o vinho branco. 

  2. Depois adicione uma concha de caldo fervendo e mexa, assim que o caldo for absorvido, adicione mais quando necessário. Continue até que o arroz esteja cozido, mas ainda firme no centro - “al dente” (cerca de 16 minutos). 

  3. Por fim remova do calor, adicione o resto da manteiga e o queijo parmesão ralado e reserve por 2 minutos antes de servir. Divida em 2  pratos pré aquecidos e decore com trufa ralada ou em fatias.


Para o Peito de Pato Grelhado


Ingredientes

  • 1 peito de pato (350 gr)

  • sal e pimenta q.b 

  • fio de azeite (apenas se o magret não for muito gordo)


Modo de Preparo


  1. Com uma faca bem afiada, faça losangos na pele e gordura do pato. Não é necessário fazer esse procedimento na parte da carne. No entanto corte com cuidado a gordura, até quase alcançar a carne.

  2. Em seguida tempere  a carne com apenas sal e pimenta, reserve por 30 minutos no mínimo. Por fim, grelhe o peito de pato com a pele para baixo até que fique tostada, vire e grelhe do outro lado. 

  3. A carne deve ficar rosada, depois mantenha-a quente no forno em temperatura baixa. Assim que o risotto estiver pronto, corte a carne em tiras e faça 2 porções com o risotto como vê na foto. Decore com raspa de trufas negra e sirva de imediato.



Comentários

Enviar um comentário

Grata pelo seu comentário no meu blog!