A receita deste bolo rei, assim como os dados a seguir, retirei de um site...no entanto não vou (claro) escrever aqui os dados todos. Apenas alguns que achei interessantes e a receita claro, só alterei os frutos cristalizados em cima do bolo rei. Também não pus a fava e nem o brinde, podem ver a receita e o resto da história aqui.
“Até há bem pouco tempo, ditava a tradição que quem recebesse a fatia com a fava, teria de oferecer o Bolo Rei no ano seguinte. A fava, amaldiçoada pelos sacerdotes Egípcios que a viam como alojamento para os espíritos é considerado o elemento negativo, representando uma espécie de azar.”
Uma Receita de Bolo Rei Caseiro
4 ovos
100 ml de vinho do Porto
750 g de farinha
150 g de açúcar
raspa de 1 limão
150 g de frutos secas
raspa de 1 laranja
150 g de margarina
30 g de fermento de padeiro
150 g de frutas cristalizadas
1 colher de sobremesa de sal
Modo de preparo
Em primeiro lugar pique as frutas e deixe-as maceradas com o vinho do Porto (deixe algumas inteiras para enfeitar). Em seguida dissolva o fermento de padeiro em 100ml de água morna, junte a 1 xícara de farinha de trigo (sem fermento) e deixe levedar em temperatura ambiente durante 15 minutos.
Enquanto isso, bata a margarina, o açúcar, as raspas de limão e laranja, junte os ovos (batendo um a um), e a massa de fermento. Quando tudo estiver bem ligado adicione o resto da farinha e o sal. Em seguida amasse até ficar elástica e macia, então, misture as frutas.
Logo depois molde a massa numa bola, polvilhe com farinha e tape-a com um pano, deixando levedar em temperatura ambiente durante 5 horas. Assim que a massa dobrar o volume, ponha sobre um tabuleiro e faça um buraco no meio.
Depois introduza o brinde (embrulhado em papel vegetal) e a fava (opcional), e deixe levedar mais uma hora. Por fim pincelei o bolo com gema de ovo, enfeite com frutas cristalizadas inteiras, eu usei manga, papaia e ananás, e levei a cozer em forno bem quente.
Assim que estiver cozido, pincele o bolo-rei com geleia diluída num pouco de água quente. No entanto, tenha atenção ao tempo de cozedura, porque depende do tipo de forno que tenha.
Comentários
Enviar um comentário
Grata pelo seu comentário no meu blog!