Retirei esta receita de polvo da revista Continente Dezembro 2019, e posso vos dizer que é uma delícia. E também a repetir fora da época natalícia.
Em Portugal, o polvo na mesa de Natal é uma tradição insólita que, todos os anos, nos traz os cheiros do passado e de como os nossos bisavós lidavam com o afastamento do mar e com as regras da Igreja Católica. Mas hoje, seja em Trás-os-Montes, no Minho ou nos Açores, já poucos se recordam dos motivos para termos o polvo à mesa na noite de 24 de Dezembro e ninguém se preocupa com a raiz dessa tradição ancestral. A iguaria, essa fica e, com as famílias espalhadas por todo o país, já se encontra um pouco por todo o lado. Mesmo que continue a ser uma tradição principalmente nortenha, marca lugar de Lisboa a Faro. (Fonte Goodyear)
Polvo de Natal em Vinho Tinto
Ingredientes
1 cebola
azeite q.b
2 dentes de alho
sal e pimenta q.b
125 gr de chouriço
2 folhas de louro
80 gr de toucinho
500 ml de vinho tinto
salsa (ou coentro) picada q.b
1 chávena de tomate em cubos
1 kg de tentáculos de polvo cozido
Modo de preparo
Em primeiro lugar numa panela média, refogue a cebola picada e os dentes de alho picados finamente num fio de azeite. Em seguida junte o louro e cozinhe até a cebola ficar bem tenra.
Logo depois adicione o chouriço cortado em rodelas e o toucinho cortado em fatias finas. Deixe fritar até o chouriço e o bacon começarem a corar. Por fim junte o polvo e o tomate e tempere com sal.
Em seguida, baixe o lume e cozinhe por cerca de 3 minutos, mexendo sempre. Finalmente, adicione o vinho tinto e deixe cozinhar tapado, em lume brando, por cerca de 20 a 30 minutos. Sirva polvilhado com salsa picada.
Comentários
Enviar um comentário
Grata pelo seu comentário no meu blog!