Este chutney de manga é uma receita do blog da Panelinha, adoro as receitas do blog. No entanto este chutney a cor mais clara, por causa do tipo de manga.
Como devem saber existem vários tipos de mango, mas mesmo dentro do mesmo tipo, podem ser diferentes. A manga que usei era diferente da referida na receita, mas também era de cor mais clara, que habitualmente compro. Se acaso quiserem ver a receita original, basta aceder a este link.
Citação Rita Lobo: Este é um chutney clássico. A manga, que já é suculenta e saborosa, ganha um tom agridoce e um perfume de especiarias. Para ter na geladeira e incrementar carnes assadas ou grelhadas. É sucesso garantido.
Chutney de Manga da Rita Lobo
Ingredientes
- 1 cebola
- 2 mangas
- 1 maçã fuji
- 1 pau de canela
- 80 ml de água
- 1 dente de alho
- metade de 1 pimentão vermelho
- ¼ de xícara (chá) uvas-passas brancas
- 1 colher (chá) de sal
- ¼ de xícara (chá) de açúcar
- 120 ml de vinagre de vinho branco
- 1 ½ colher (sopa) de gengibre fresco ralado
Modo de Preparo
- Em primeiro lugar prepare os ingredientes; descasque e corte em cubos de 1 cm as mangas e a maçã. Em seguida, descasque e pique fino a cebola e o dente de alho; corte o pimentão, sem as sementes, em cubinhos. Depois descasque e rale o gengibre fresco (se preferir, pique bem fininho).
- Em seguida transfira todos os ingredientes para um panela, junte as uvas-passas, o açúcar, o sal, a canela, o vinagre e a água e misture. Logo após, leve para cozinhar em fogo médio. Assim que começar a ferver, abaixe o fogo, tampe e deixe cozinhar por 40 minutos, mexendo de vez em quando. Se começar a colar no fundo da panela, regue com um pouco mais de água e misture.
- No entanto, o chutney ainda deve ficar com um pouco de caldo, pois irá endurecer quando esfriar. Passados os 40 minutos, desligue o fogo. Em seguida transfira o chutney para potes de vidro esterilizados, com fechamento hermético. Deixe esfriar em temperatura ambiente. Depois de frios, tampe e conserve na geladeira por até 3 semanas.
Comentários
Enviar um comentário
Grata pelo seu comentário no meu blog!