Tiramissú com Queijo Catupiry



Nós adoramos esta sobremesa e  desta vez fiz tiramissú com queijo catupiry, que ficou bem gostoso e cremoso.

Geralmente uso bolacha petit beurre para fazer o tiramissú, mas desta  usei palitos de la reine. A  marsala all’uovo é um vinho de sobremesa, rico em sabor, mas não excessivamente doce.



Catupiry é uma conhecida marca brasileira de requeijão. O processo de fabricação do requeijão foi iniciado em 1911 por Mário e Isaíra Silvestrini, um casal de imigrantes italianos, na estância hidromineral de Lambari, em Minas Gerais. Inicialmente eles criaram sua primeira receita, chamada cremelino, a qual começou a ser comercializada em São Lourenço, também no sul de Minas Gerais, para onde a fábrica havia sido transferida.


Em 1934, foi aberta, no bairro da Barra Funda, em São Paulo, a primeira fábrica do requeijão catupiry. Devido à sua popularidade, a palavra "Catupiry" passou a ser sinônimo de um requeijão muito cremoso, usado como complemento em variadas receitas da culinária brasileira, além de pizzas e pastéis.  Fonte Wikipédia


 Tiramissú com Queijo Catupiry 

Ingredientes

  • 100 g de açúcar

  • 3 ovos grandes 

  • 10 g de açúcar baunilha 

  • 250 g de catupiry

  • 20 ml de marsala all’uovo

  • 45 palitos de la reine

  • ½ litro de café forte sem açúcar 

  • 30 g de cacau sem açúcar

Modo de Preparo

  1. Em primeiro lugar comece por separar a gemas das claras. Em seguida misture as gemas com o açúcar e o açúcar baunilha, bata tudo na batedeira até ficar com uma cor esbranquiçada e fofa.

  2. Logo depois misture o catupiry pouco a pouco, sem parar de mexer. Depois bata as claras em castelo, e misture delicadamente com o restante preparado. 

  3. Entretanto prepare o café bem forte e adicione a marsala, e molhe os palitos de la reine no café, um de cada vez. Em seguida comece com uma camada de palitos, cubra com uma camada do preparado e polvilhe com cacau.

  4. Deverá fazer camadas sucessivamente até encher o pirex, sendo a última camada do preparado. Por fim leve ao frigorífico (geladeira) por 24 horas. No dia seguinte, polvilhe com o cacau em pó. Bom apetite!

Nota: O queijo catupiry é um pouco difícil de arranjar fora porque a marca exporta em pequenas quantidades para alguns países. Nesse caso usem o queijo mascarpone, o tradicional para esta receita.


Comentários