Avançar para o conteúdo principal

Sopa de Lentilhas Amarelas (vegana)



Sopa de lentilhas, gostosa e nutritiva e podem ser encontradas à venda em supermercados. Para esta sopa usei lentilha amarela conhecida como
chana dal.

No entanto, eu fiz esta sopa ligeiramente diferente da receita original, como as lentilhas que eram vermelhas e a forma de preparo também alterei um pouco. Se quiserem ver a receita original do site Cantinho Vegetariano, basta clicar neste link

Chana Daal: Split Bengal Gram / Grande Split Lentilhas Amarelas Chana Daal - split Bengala grama / grandes lentilhas amarelas divididas. Chana daal , pronunciado chun-naa, parece uma versão maior de toor / tuvar ou arhar daal. É feito pela divisão de um primo menor do grão de bico. Fonte do site Hiloved

 Sopa de Lentilhas Amarelas (vegana)


Ingredientes

  • 5 chávenas (chá de caldo de legumes ou água

  • 1 chávena (chá) de lentilhas amarelas secas

  • 2 chávenas (chá) de cebola picada

  • 4 dentes de alhos picados

  • 2 chávenas (chá) de batata picada

  • 3 colheres (chá) de cominho em pó

  • 1 colher (chá) de açafrão da Índia (curcuma)

  • sal e pimenta a gosto

  • coentro fresco picado a gosto

  • 3 colheres (sopa) de suco de limão

  • 2 colheres (sopa) de azeite



Modo de Preparo


  1. Em primeiro lugar pique a cebola e com o alho e leve a refogar com 1 colher de azeite, até ficar macio. Em seguida adicione a batata picada, 2 colheres de cominho e ½ colher de açafrão da Índia (curcuma), deixe refogar uns dois minutos mexendo sempre.
  2. Por fim adicione as lentilhas e 5 chávenas de água, tampe o tacho e deixe cozinhar em lume baixo por 25 minutos. No entanto vá adicionando água conforme necessário e que obtenha a consistência desejada, sem ficar muito fina.
  3. Entretanto, numa frigideira, aqueça a outra colher de azeite em fogo baixo, adicione o cominho, o açafrão, sal. Em seguida deixe refogar mexendo constantemente até que o cominho exale sua fragrância (tome cuidado para não queimar as especiarias).
  4. Deixe essa mistura de especiarias de lado por 1 minuto para esfriar e depois despeje-a na panela com as lentilhas. Por fim adicione o coentro e a pimenta e misture bem. Para finalizar, junte o suco de limão, verifique os temperos e corrija se necessário. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Quiche de Courgette e Cogumelos

  Segunda-feira é dia de sem carne nem peixe. Gostam de quiche, courgette e cogumelos? Esta receita é para si, confira.

Chutney de Manga da Rita Lobo

Este chutney de manga é uma receita do blog da Panelinha, adoro as receitas do blog. No entanto este chutney a cor mais clara, por causa do tipo de manga.

Bacalhau Frito Para a Páscoa

  Nesta Páscoa trago-vos um bacalhau frito, ficou muito bom. Para os amantes de bacalhau tem de experimentar este que é frito e nada enjoativo.